Projeto Viana Abraça
(financiado pela UE)
Contacte-nos 258 248 100
Chamada para a rede fixa nacional
Destaques do nosso canal youtube
Os Ecopontos, como se sabe, fazem e deverão fazer parte dos NOSSOS hábitos quotidianos, estes contentores destinam-se à recolha de resíduos de pequenas dimensões e aparecem sempre como um trio.
Os Ecopontos, sobretudo pela proximidade dos produtores de lixo, constituem-se como um pilar essencial no Projecto de Reciclagem Multimaterial.
Imagens recolhidas no site Novo Verde
É a política dos 3 R`s (agora seguida de um quarto R de Recuperar) e merece toda a atenção. Ambiciona sensibilizar-nos para os problemas do ambiente e das necessidades da sua preservação e dá enfoque às questões da redução e reutilização, onde, efectivamente, todos temos o dever de seguir. Diríamos que se trata do “dever ambiental” de todos os cidadãos.
É do senso comum que no presente vivemos na angústia da escassez dos recursos naturais e, de facto, estes são limitados. Da forma “frenética” como vive o homem, não será exagerado dizer que daqui por alguns anos perderemos grande parte deles. Basta olhar para o problema da água potável para consumo humano, o petróleo, o carvão e o gás natural.
Ao reduzir o consumo de recursos naturais limitados, estamos a contribuir para que eles se prolonguem por muitos mais anos, portanto, será vantajoso a médio e longo prazo.
A poluição varia na razão directa do consumo, isto é, quanto mais consumo mais poluição, quanto menos consumo menos poluição, portanto, até neste aspecto a redução apresenta-se como sinónimo de menos poluição.
Reutilizar significa introduzir no ciclo do consumo o mesmo produto material ou objecto. A reutilização de certos objectos, utensílios e materiais como o plástico, o papel ou o vidro, vai permitir que outros não sejam produzidos, isto, traduz-se numa poupança de recursos energéticos e matérias-primas.
Reciclar significa reintroduzir os materiais como papel/cartão, plástico e vidro, no processo produtivo de novos materiais ou produtos. Cientificamente está provado que este processo reduz significativamente o consumo de recursos energéticos e matérias-primas. É fundamental no nosso dia-a-dia proceder à separação dos vários materiais passíveis de serem reciclados e, dessa forma, valorizados.A excelência do bom comportamento ambiental mede-se pela utilização de materiais reciclados. A título de exemplo, a utilização de uma tonelada de papel reciclado representa ter impedido o abate de, aproximadamente, 20 árvores.
Morada: Passeio das Mordomas da Romaria, 4904-877 Viana do Castelo
Telefone: 258 248 100
Chamada para a rede fixa nacional
E-mail: geral@smvc.pt