A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo a que se chama composto.

A compostagem da fracção orgânica dos resíduos constitui uma forma de valorização de grande importância nas políticas de gestão de resíduos sólidos, sendo uma das principais linhas de orientação, referidas pelo PERSU – Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos e na estratégia nacional para a redução de RUB destinados aos aterros.


Compostagem Doméstica

Não desperdice os seus resíduos Orgânicos provenientes do seu quintal ou jardim nem os coloque no contentor. Valorize-os!

Misture as folhas e relva com os troncos e ramos triturados, numa pilha ao ar livre. Revire-a de vez em quando e mantenha-a ligeiramente húmida. Depois de algum tempo obterá um produto final – o composto – óptimo para utilizar na agricultura e jardinagem.


PILHA

O material a compostar é amontoado em forma de pirâmide ou encostado a um muro. A pilha deve ter aproximadamente 2 m de diâmetro por 1 m de altura.

BURACO NA TERRA

Um buraco na terra com 60 cm de diâmetro e 25 a 40 cm de profundidade.

Se optar pelo uso de um compostor, pode construí-lo com recurso a poucos materiais e ainda menos dinheiro, ou então adquiri-lo comercialmente.


Exemplos de Compostores

Um recipiente tipo caixa de fruta com tampa e com as dimensões de 1 m x 1 m x 1 m em cada cuba (pode fazer com uma, duas ou três cubas). Para facilitar o manuseamento as tábuas da frente podem ser amovíveis. Para isso basta fazer um encaixe com ranhura. Os lados também podem ser de rede.


Rede metálica ou plástica com 2 a 3 cm de malha. A rede é colocada em forma de cilindro com 1 m de altura e 80 cm de diâmetro. Estacas de madeira são utilizadas para manter a rede de pé. Este compostor é utilizado somente para resíduos de quintal/jardim.



Compostagem nas Escolas

O projecto “Compostagem nas Escolas”, desenvolvido pelos SMSBVC, tem como principais objectivos:

  • Estimular e desenvolver o potencial participativo da comunidade escolar, de forma, a que fique mais consciente dos principais problemas ambientais que se colocam no domínio da gestão de resíduos;
  • Reduzir o volume de resíduos orgânicos utilizados no refeitório e no jardim da escola;
  • Proceder à reciclagem destes resíduos, transformando-os num produto útil e que poderá ser utilizado no jardim da escola, como correctivo orgânico dos solos.

Neste projecto “Compostagem nas Escolas”, cada escola participante recebeu um kit com material de compostagem, constituído por um compostor, regador, um termómetro, medidor de pH e uma tesoura para reduzir o tamanho dos resíduos a compostar.

O composto resultante será utilizado nos espaços verdes e hortas das próprias escolas. A qualidade, quer na selecção ponderada da matéria orgânica a compostar, quer ao nível do composto produzido, assume particular importância, sendo um aspecto fundamental para a viabilidade e sucesso de todo o projecto.


Projeto Viana Abraça

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